26 de jul. de 2011

Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2 - Experiência + Crítica


Foi minha primeira vez em uma estréia de um filme do Harry Potter. Primeira e ultima.
É engraçado como a ansiedade foi tomando conta do corredor do cinema. Ainda faltavam duas horas, mas a realidade já parecia fugitiva nos olhos de alguns fãs mais contidos. Eu estava lá, sentado no chão. Ao meu lado, meus companheiros do busão e um casal muito simpático, a menina, com uma varinha vinda de Orlando, do parque temático da série. Mal sabia eu que, mais de 4 horas depois, estariam todos calados e silenciosamente em prantos.
O tempo voou, já faltavam 10 minutos e eu me acomodava em minha poltrona. A tela escura era motivo de filosofia, iminência de morte. Contudo, morte nada tinha a ver com aquele momento. Muito pelo contrário. As fotos, os sorrisos trêmulos e os abraços de amizade somente ressaltavam  a renovação de vida. Começava, ali, o fim que todos esperavam, o fim que todos conheciam. Era a situação mais óbvia de uma década de fãs, menos reveladora. Contudo, parecia que todos se surpreenderam ao ver pela ultima vez o WB tão famoso.

Então, o filme mais esperado da década havia começado. A maior saga cinematográfica de todos os tempos estava a menos de 3h de acabar para aquele meio cento de pessoas. E eu estava lá! De nariz em pé, pensando comigo mesmo em que aquilo resultaria para mim, somente para mim.
Pois bem, falemos do filme.
Nunca imaginei que um conglomerado cinematográfico teria tanta competência para fazer uma adaptação como a Warner teve. E não é para menos. Não é a toa que Senhor dos Anéis é o que todos sabemos que é, no cinema. 
Maestria! Essa seria a palavra exata para descrever o trabalho de produção daquele final. Quem diria que dividir um livro em dois filmes daria tão certo? Pois é ... deu!
O filme tem um ritmo intrigante, diferente de tudo o que um fã de Harry Potter já viu. É curioso, pois quando menos se espera já estamos dentro de Hogwarts, nas ultimas páginas do livro, mas é ali onde acontece a genialidade. Como fazer uma batalha, onde inúmeros personagens importantes morrem, onde tudo acontece junto, onde o tempo não pode parar e a respiração não existe? Pergunte para David Yates!
Tudo acontece na hora certa e todos os personagens tem seu momento para mostrarem quão alicerce foram para o protagonista. Embora seja o filme mais curto da série, seu ritmo confunde até o mais cético com relação à sua qualidade. Enquanto o fim... AH, O FIM... é tão oportuno e delicado quanto o escrito pela Rainha Rowling. 
Então os créditos apareceram e o público, silencioso, explodiu, em uma merecida salva de palmas. Amigos se abraçando, fãs chorando e eu ,ali, ainda em silêncio, refletindo sobre a futilidade desse sentimento, em contradição com a importância dele em minha vida. Por fim, decidi me levantar, mas dei minha ultima gargalhada particular, pois na metade do movimento desabei na cadeira novamente dizendo: "Que merda, minhas pernas estão bambas!". Ridículo, não? Mas aconteceu!

A verdade é que não tinha como ser melhor esse final. Afinal, foi um final que finalmente aconteceu. Por uma década Harry Potter conseguiu segurar o elenco, parte maior da produção, os mesmos fãs e fazer nada menos que 7 bilhões de dólares. Minha conclusão sobre toda a saga é que foi a maior estratégia estrutural de todos os tempos do cinema, que sá da literatura. Mesmo a Rowling não sendo a melhor escritora, conseguiu criar a melhor estratégia de todas e a isso eu me rendo!

Parabéns ao filme e por fazer com que eu perca a força de meus pés a minha nota é 10.

4 comentários:

  1. Obrigado, Sr. ou Sra. Anônimo! ^^

    ResponderExcluir
  2. Nossa .. depois dessa, juro qu até eu que sempre detestei essa saga fiquei com vontade de assistir! ;)

    ResponderExcluir
  3. Haha... Realmente te garanto 2h de lazer sim! Até pra quem não é fã, esse filme é bom entretenimento!

    ResponderExcluir

Pesquisar